top of page

Importância da Drenagem e manejo de águas pluviais urbanas

  • Lorena Dantas
  • 28 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

A importância de um serviço adequado de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas torna-se mais clara para a população das grandes cidades na medida em que se acumulam os efeitos negativos das chuvas, tais como alagamentos, inundações, deslizamentos e perda de rios e lagos.

Não se deve esquecer que grande parte dos efeitos prejuciais das chuvas deve-se à ação do homem.

A ocupação desordenada de áreas urbanas e a conseqüente cobertura de grandes áreas, tornando-as impermeáveis, ocasionam redução de infiltração das chuvas no solo.


A lavagem de superfícies urbanizadas acarreta aumento de carga de poluentes em rios e lagos, além de facilitar a veiculação de doenças como leptospirose e dengue, entre outras. No Brasil, 65% das instalações hospitalares têm origem em doenças de veiculação hídrica.

A cobertura do solo também provoca erosão, reduzindo sua qualidade, tornando-os mais pobres e até mesmo impróprios para a agricultura.

Finalmente, a obstrução de canais e galerias por lixo também degradam o ambiente urbano, além de provocar alagamentos, ocasionando prejuízos materiais e humanos, inclusive mortes.

Um adequado sistema de drenagem, portanto, proporciona uma série de benefícios, tais como:


- redução de gastos com manutenção de vias públicas;

- valorização das propriedades existentes na área beneficiada;

- redução de danos às propriedades e do risco de perdas humanas;

- escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das chuvas;

- eliminação da presença de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças;

- redução de impactos da chuva ao meio ambiente, como erosões e poluição de rios e lagos;

- redução da incidência de doenças de veiculação hídrica;

- condições razoáveis de circulação de veículos e pedestres em áreas urbanas, por ocasião de chuvas frequentes e/ou intensas.


O impacto das águas no sistema de drenagem que por sua vez acaba comprometendo rios urbanos é enorme, alguma soluções práticas como por exemplo, as canalizações a instalação de calhas e a drenagem dessas calhas para áreas permeaveis é uma boa prática ambiental e deve ser estimulada.

Uma pequena faixa é suficiente para infiltrar um grande volume de água, associado a áreas verdes, que são práticas ambientais que quando implementada em cidades em escala ela acaba tendo um beneficio enorme para a recuperação de rios urbanos. Esta é uma boa prática na qual o sistema de águar plúviais dessa instituição é inteiramente infiltrada, contribuindo para a recarga do lençol freático diminuindo a pressão sobre o sistema de drenagem, e reduzindo a cotaminação dos recursos hidricos.



Para mais informações, acesse: http://www.adasa.df.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=849%3Adrenagem-de-aguas-pluviais-faca-a-sua-parte&catid=74&Itemid=316


 
 
 

Kommentare


Blog Drenando

Desenvolvido por: Daniel Alves, Isaac Pereira, Lorena Dantas, Vinícius José e Willian Tacio © 2015  

 

                       

                             

Tudo sobre drenagem

 

bottom of page