top of page

Medidas de drenagem sustentável

  • Isaac Pereira
  • 28 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

mat4.jpg


Verão chegando, e com ele a tradicional preocupação com as chuvas e as enchentes. A impermeabilização do solo é a principal causa dos problemas que enfrentamos. A falta de planejamento urbano no passado leva à necessidade de onerosas obras de prevenção de inundações atualmente. As medidas adotadas para a melhoria da drenagem urbana vêm, entretanto, passando por uma evolução notável quanto à sua abrangência, foco e principalmente quanto ao impacto ambiental que causam.


Nesse contexto, surgem os Sistemas de Drenagem Sustentáveis (SiDS), soluções de drenagem que fornecem uma alternativa para a canalização direta de águas superficiais. Imitando regimes de drenagem natural, SiDS visam reduzir as inundações, melhorar a qualidade da água e aumentar a comodidade e a biodiversidade do meio ambiente. SiDS alcançam isso diminuindo as taxas de fluxo, aumentando a capacidade de armazenamento de água e reduzindo o transporte de poluição ao meio ambiente aquático



Principais medidas de drenagem sustentável:


Sistema de captação de águas da chuva:


Nada mais é do que uma tecnologia implementada em edificações de todo tipo, como galpões industriais prédios comerciais e residenciais e ate indústrias. O sistema consiste em recolher, filtrar, armazenar e disponibilizar esta água para uso em área externa ou interna, sendo que se tratando de ambientes urbanos só é aconselhável para uso não potável (isto é, não deve ser usada para beber, banho, lavagem e cozimento de alimentos). Entre seus principais usos estão: descarga de vasos sanitários; regas de hortas e jardins; lavagem de pisos, quintais e automóveis. Na área rural também se destina a irrigação de plantações, lavagem de criatórios de animais e bebedouro, entre outros. Esse método tem como finalidade de diminuir o uso da agua convencional distribuída pela concessionaria.

mat5.jpg


Bacias de detenção e retenção:



A bacia de detenção é um tanque com espelho d´água permanente, construído com os objetivos de reduzir o volume das enxurradas, sedimentar cerca de 80% dos sólidos em suspensão e o controle biológico dos nutrientes. Servem a uma única propriedade ou podem ser incorporados ao plano regional de controle das enchentes urbanas. Existe também a bacia de retenção, projetada para armazenar temporariamente o volume das enxurradas e liberá-lo lentamente, a fim de reduzir a descarga de pico à jusante. Como a outra bacia (permanente), dispõe de estruturas hidráulicas de esgotamento.

mat6.jpg

Áreas Verdes:


São várias as vantagens da arborização urbana: dá sombra, reduz a temperatura do pavimento e das águas das enxurradas, atenua o ruído, filtra o ar, dá frutos (às vezes comestíveis) e embeleza a rua onde está localizada. Mas o principal benefício é, sem dúvida, a retenção de parte das águas da chuva, diminuindo o escorrimento superficial e alimentandoo lençol freático. Além disso, a revitalização dos rios, com o reflorestamento das margens, diminui a erosão e impede o assoreamento do rio, enxurradas e enchentes subsequentes.

mat7.jpg

Desta forma, podemos adotar saídas ecologicamente responsáveis para os problemas que nós mesmos causamos, através da urbanização desenfreada e da ocupação indevida das margens e várzeas dos rios.

 
 
 

Comments


Blog Drenando

Desenvolvido por: Daniel Alves, Isaac Pereira, Lorena Dantas, Vinícius José e Willian Tacio © 2015  

 

                       

                             

Tudo sobre drenagem

 

bottom of page